


Implantologia
Um implante dentário é um dispositivo médico de titânio, que exerce a função de raiz do dente. O implante é inserido directamente no osso do maxilar e/ou da mandíbula que necessita de cicatrizar e ancoragem firme. O tempo de cicatrização é de 8 a 12 semanas, conforme a situação inicial. Após este tempo, é colocada sobre o implante a a estrutura protética (coroa, ponte ou prótese) que lhe vai permitir mastigar e sorrir de uma forma mais natural.
Ortodontia
A ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária relacionada com o estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento das arcadas dentárias e da mordida. A ortodontia pode ser dividida em ortodontia fixa (com braquetes e bandas coladas aos dentes) e móvel (aparelhos removíveis).
A duração do tratamento pode oscilar entre alguns meses até 2 anos. O resultado é uma boca sã, alinhada e com as forças de mastigação bem distribuídas.
Prótese Estética
A prostodontia é a área da Medicina Dentária relacionada com a restauração dos dentes, usando elementos fixos, como sejam coroas, pontes (vários dentes), incrustações e facetas.
Dentes desalinhados, desgastados, manchados ou com espaçamento podem recuperar o seu aspecto natural. Nestes casos, podem ser aplicadas facetas. As facetas são próteses de espessura fina, cimentadas na superfície visível dos dentes.
Periodontia
A periodontologia é a área que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que envolvem o osso de suporte dos dentes e da gengiva que os rodeia. A doença periodontal é uma patologia infecciosa que pode evoluir cronicamente levando à mobilidade dos dentes, movimentação e aparecimento de espaços entre os dentes, abcessos periodontais, bolsas periodontais e recessões gengivais.
A manifestação de problemas periodônticos é visível através do sangramento das gengivas, inchaço nas gengivas, sensibilidade ao frio, mau hálito ou mau sabor na boca, entre outros.
Estética Dentária
A estética dentária utiliza técnicas directas em boca, com materiais mais económicos, (resinas compostas), que embora não tão duráveis como as cerâmicas, permitem resolver rapidamente problemas estéticos como por exemplo, manchas e escurecimento nos dentes provocadas por hábitos tabágicos e cáries extensas. A Estética Dentária é a solução para estes casos.
Endodontia
A Endodontia dedica-se à fisiologia e patologia da polpa dentária, vulgarmente designada por “nervo” do dente. O objectivo do tratamento endodôntico não cirúrgico, vulgo “desvitalização” é proporcionar que os tecidos que circundam o dente mantenham ou recuperem o estado saudável, através da remoção da polpa dentária e desinfecção dos canais radiculares com soluções antibacterianas e selamento dos canais. Para o paciente é o modo mais eficaz de manter o dente e recuperar a função da boca.
Botox
Em medicina dentária tem diversas aplicações terapêuticas em: Nevralgia do Trigémeo, Assimetria facial, Bruxismo, Problemas na articulação temporomandibular, sorriso gengival e espasmos/trismus, entre outras.